Quinta-feira, 12 de Outubro de 2006

Educação

Ora bem! Isto é assim....

 " A  é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que não estão ainda maduras para a vida social; tem como objectivo suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais que dela reclamam, tanto a sociedade política no seu conjunto como o meio especial a que ela está particularmente destinado".

(Durkheim, E.,Education et Sociologie, P.U.F., Paris, 1996:41)

" A Educação não pode ter como fim moldar na criança o conformismo dum meio familiar, social ou estadual, nem se restringerá a adoptá-la à função ou papel que lhe aberá desempenhar quando adulto. É preciso educá-lo para uma acção responsável e livre".

(Mounier, E., Obras Completas, Editions du Seuil, 1961:626)

 

Denota-se pois, nestas duas citações um certo contraste de ideias entre os autores. Enquanto Durkheim argumenta que que devem ser as gerações adultas a preparar os mais novos para uma socialização efectiva, Mounier contrapõe que não devem ser feitas imposições por parte da família mas sim que a educação deve tornar a criança um ser livre, autónomo e responsável.

Em nosso entender, tanto um autor como o outro dão-nos perspectivas incompletas na medida em que apenas têm em conta as aprendizagens ou acções exercidas sobre as crianças. É, na nossa opinião, bastante pacífico actualmente que a educação deve abarcar as aprendizagens ao longo da vida e não se restringir apenas a uma mera passagem de conhecimentos dos adultos para as crianças. Deste modo, entendemos a educação como um processo dinâmico e contínuo que visa comunicar, transmitir valores ou conhecimentos para a construção de um desenvolvimento harmonioso e integrado dos indivíduos ao longo da vida. 

sinto-me: E que tal
publicado por liveinEduc às 17:45
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Clara Coutinho a 15 de Outubro de 2006 às 11:09
Parabéns! O vosso blogue está muito bom no sentido perspectivado pela disciplina - desenvolver competências de comunicação - mas gostei sobretudo das citações que fizeram: estão bem escolhidas e bem referenciadas. Ou seja, verifico que procuraram fontes avalizadas e escolheram as que mais vos impressionaram.
Muito bem!
De Clara Coutinho a 15 de Outubro de 2006 às 11:13
Esqueci ainda um pormenor fundamental. Além de tudo o referido no comentário anterior fizeram comentários pessoais sobre a questão em foco...

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Reflexão Final

. Impacto das Comunidades d...

. Processos Colaborativos n...

. Abordagens Educacionais n...

. Democratização do Acesso ...

. Rede e contextos de Forma...

. Aqui estamos de novo!!

. Bom Natal!!

. A blogosfera!!

. Bases teóricas e conceptu...

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds