Sexta-feira, 20 de Outubro de 2006

Paradigma Tecnológico da Informação na Educação

O paradigma das tecnologias da informação está centrado na ideia de como operacionalizar os processos educativos a fim de os tornar eficazes.

 

 

 

 

Segundo Stalovitch e La Roque (1983): “A tecnologia da instrução propõe estudar o meio pedagógico, a forma de dispor os métodos e os meios educativos ou instrutivos, de organizar os conhecimentos, em suma, segundo que design se deve apresentar a instrução, de forma a que o sujeito possa assimilar os novos conhecimentos com a maior eficácia possível.”

 

Existem dois tipos de teorias que se distinguem:

- Teorias Sistémicas que visam o estudo do processo educativo de um ponto de vista da teoria dos sistemas, mas com um particular ênfase no processo do design.

- Teorias Hipermediáticas que dão particular ênfase à interactividade, aos programas de computador, às soluções multimédia para combinar os vários media e ao funcionamento dos media em si.

“Estas duas correntes influenciaram-se mutuamente e cada uma retirou da outra o que lhe interessava.”   

 

Ainda seguindo a linha de raciocínio do autor, temos que as tecnologias educativas apresentam repercussões nas múltiplas dimensões do quotidiano tais como o trabalho, o lazer, o conhecimento e as aptidões.

- Trabalho: As tecnologias da informação tem introduzido mudanças fundamentais na medida em que permite manipular modelos da realidade alterando as relações de trabalho substancialmente. Pressupõe um maior investimento em recursos humanos especializados mas repercute-se num maior rendimento.

- Lazer: A tecnologia informativa será não só a ferramenta de trabalho dominante na sociedade, como também o brinquedo preferido dessa sociedade.

- Conhecimento: A tecnologia informativa torna e cada vez tornará mais o conhecimento mais rapidamente acessível a um maior número de pessoas pois fornece um conhecimento dinâmico e constituído por redes conceptuais.

- Aptidões: A tecnologia da informação introduz a necessidade de novas aptidões como por exemplo a de consulta de bases de dados, a de navegação em documentos hipermedia e a de manipulação de modelos.

 

A figura do professor terá, assim, de se adaptar assumindo um papel orientador da aprendizagem e de co-aprendiz, sendo a sua experiência substituída por modelos com suporte informático e a bases de dados por hipertextos ou programas hipermedia, uns e outros extremamente adaptados às ideias construtivistas.

 

Como futuros licenciados em Educação, temos bem presente a necessidade e importância das tecnologias informativas. Deste modo, denotamos que, se por um lado se deve incentivar o seu uso e maior implementação nas escolas e na sociedade, por outro lado, devemos desenvolvê-las tendo também em consideração a importância da leitura e da escrita manuais de modo a salvaguardarmos um crescimento sustentado e harmonioso dos indivíduos.  

 

 

sinto-me: Não esquecer os livros, ein?!
publicado por liveinEduc às 11:48
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Clara Coutinho a 21 de Outubro de 2006 às 16:27
Olá queridos alunos! Vejo que, de novo, produziram um texto extenso incluindo citações e reflexões. No entanto acho que no parágrafo final poderia m ter ido mais longe porque concretizando situações reais em que as TIC são ferramentas essenciais na vossa futura profissão.
De Clara Coutinho a 21 de Outubro de 2006 às 16:28
Olá queridos alunos! Vejo que, de novo, produziram um texto extenso incluindo citações e reflexões. No entanto acho que no parágrafo final poderiam ter ido mais longe, concretizando situações reais que mostrem como as TIC são ferramentas essenciais para a vossa futura profissão.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Reflexão Final

. Impacto das Comunidades d...

. Processos Colaborativos n...

. Abordagens Educacionais n...

. Democratização do Acesso ...

. Rede e contextos de Forma...

. Aqui estamos de novo!!

. Bom Natal!!

. A blogosfera!!

. Bases teóricas e conceptu...

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds