Terça-feira, 21 de Novembro de 2006

Internet....ena pah!

Pois bem…A Internet é, por definição, uma rede global de computadores que comunicam entre si utilizando uma linguagem comum.

 

 

A primeira ideia do que viria a ser Internet surgiu com a Agência de Projectos para Recursos Avançados – “Advanced Research Projects Agency” – cujo objectivo era militar (manter a rede de Informações activa mesmo sobre ataques nucleares). Foi deste modo que surgiu a ARPANET, modelo que foi utilizado pelas Universidades para trocarem informações entre si, passando a ser chamada por elas Internet. Este modelo foi sendo alargado às empresas até que no início da década de 90 a rede é aperfeiçoada ficando com a feição actual. É também nesta altura que surge o World Wide Web (www) que viabiliza a transmissão de imagens, sons e vídeo e passa a ser comum nos usuários dos computadores.

A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer o antes. A Internet serve duplamente como um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interacção entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas. É neste sentido que se diz que a Internet é o maior repositório de informações acessíveis a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo! Ela mudou a forma de fazer marketing, a forma de atender aos clientes, a forma de fazer negócios, a forma de educar, a forma de aprender. Para este facto contribuem a cada dia que passa os diversos governos, as indústrias e os meios académicos pois em conjunto trabalham para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Assim, é bastante consensual que este meio de comunicação continuará a evoluir consoante a modernização dos computadores, tornando possível um novo paradigma da computação e comunicação.   

A Internet, como rede mundial de computadores em interacção, é um privilégio da vida moderna para o comum dos cidadãos. Se formos cuidadosos, poderemos trabalhar com mercados de ponta da comunidade Internet e desenvolver um conjunto de capacidades comuns e unificadas ficando deste modo todo o mundo a ganhar!

Este tema é, no entender do grupo, pertinente na medida em que usamos a Internet cada vez mais, incluindo nas nossas aulas!

Esta forma de comunicação, tão recente, cada vez mais aperfeiçoada e ao mesmo tempo tão acessível a um conjunto tão grande e variado de pessoas tem, de facto revolucionado a forma de interagir de diversas pessoas. Assim, como cidadãos em geral e estudantes de Educação em particular, temos de ter presente esta forma de comunicar com todas as suas potencialidades pois, como dizemos atrás, esta revolucionou a forma de fazer negócios, de educar e aprender. Realçamos aqui os sistemas de auto-aprendizagem pela Internet ou aprendizagem via e-learning a título de exemplo. 

Deste modo, se for usada de forma conveniente, torna-se claro que fomentamos o uso desta tecnologia pois torna-se uma ferramenta de trablho muito útil para todos! 

 

sinto-me: Ideia Brilhante!!!!!!!!
publicado por liveinEduc às 16:27
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Clara Coutinho a 22 de Novembro de 2006 às 15:58
Artigo muito bem escrito e fundamentado sobre esse fenómeno extraordinário que é a internet e os serviços que nos proporciona hoje em dia. A prová-lo temos os "nossos" blogues de TCE2 que funcionam como repositório do trabalho do vosso grupo e como elemento de avaliação do desempenho de cada grupo na componente prática desta disciplina. Já repararam o que seria sem blogue? Tinham de me dar papeis todas as semanas, eu tinha de os ler em casa e devolver na aula seguinte, e assim vocês podem postar quando querem e eu posso avaliar quando bem entendo. Que maravilha!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Reflexão Final

. Impacto das Comunidades d...

. Processos Colaborativos n...

. Abordagens Educacionais n...

. Democratização do Acesso ...

. Rede e contextos de Forma...

. Aqui estamos de novo!!

. Bom Natal!!

. A blogosfera!!

. Bases teóricas e conceptu...

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds