Sábado, 25 de Novembro de 2006

Bases teóricas e conceptuais da Tecnologia Educativa - Modelo de Shannon & Weaver

Olá a todos!!

 

Antes de mais, gostaríamos de ressalvar que a nossa escolha para este post foi o "Modelo de Shannon & Weaver" uma vez que é daqui que decorre a primeira formalização do conceito de Comunicação, na obra "The Mathematical Theory of Communication" (1949) e, consequentemente é com a influência deste que todos os outros se constroem. 

 

 

O trabalho destes autores, produzido durante a Segunda Guerra Mundial nos laboratórios da Bell Company,  nasce inspirado na chamanda Engenharia das Telecomunicações uma vez que, tal como os próprios autores citam, é uma "...teoria sobre a transmissão óptima das mensagens.". Shannon & Weaver, dão de facto um contributo fundamental às teorias sobre o processo comunicativo quando no mesmo ano de 1949 criam o chamado "sistema geral de comunicação". Este sistema, que defendia a presença de de uma "fonte ou nascente de comunicação, a partir da qual é emitido um sinal, através de um aparelho transmissor; esse sinal viaja através de uma canal, ao longo do qual pode ser perturbado por um ruído. quando sai do canal o sinal é captado por um receptor que o converte em mensagem  que, como tal, é compreendida pelo destinatário" (Eco, 1972 citado por Coutinho, 1985-2000: 269), teve uma presença incontornável nos sistemas de comunicação pois era facilmente aplicável a fenómenos heterogéneos. 

É ainda de destacar, o ruido que pode ser definido como tudo aquilo que perturba a passagem da mensagem pode ter duas modalidades: físico (aquele que, embora existindo, não afecta a compreensão da mensagem) e o semântico (aquele que origina distorções na significação da mensagem)o que demonstra uma visão mais alargada e completa do problema.    

A perspectiva técnica encara toda a comunicação como um processo linear susceptível de ser decomposto em vários elementos (fonte, emissor, mensagem, canal, ruido, receptor, informação, redundância e entropia) no entanto, no entender do grupo e de alguns autores est perspectiva apresenta-nos uma visão reducionista de todo o processo comunicativo que achamos complexo e dinâmico. Deste modo, teve bastantes opositores como é retratado pela autora como é exemplo Clark, Salomon ou Shramm que apresentaram algumas falhas : "a confusão inevitável entre método e conteúdo típica dos estudos comparativos, (...) bem como o facto de ser impossível controlar o efeito de variáveis estranhas como o efeito de novidade associado ao novo meio".

 

 

No entender do nosso grupo, o trabalho realizado por estes autores dá um contributo enorme para instituir as bases teóricas e conceptuais da Tecnologia Educativa não só por serem os primeiros mas também por passarem uma visão bastante completa e estruturada sobre esta problemática. Como educadores temos, pois de estar atentos e levar em conta todas estas problematizações na medida e, que servem de base às teorias sobre o processo comunicativo e este jamais se poderá dissociar dos processos educativos.!

publicado por liveinEduc às 15:46
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2 comentários:
De Clara Coutinho a 26 de Novembro de 2006 às 11:00
Concordo com a análise feita no post ao primeiro esquema que surgiu para representar o fenómeno da comunicação humana e que, apesar de hoje estar ultrapassado porque demasiado rigido e estático - a comunicação é dinâmica e interactiva - teve o enorme mérito de apresentar um conjunto de termos e conceitos - emissor, receptor, fonte, ruido, entropia etc- que ficaram definitivamente aceites para referir os processos da comunicação humana. O que é curioso é que, se formos a muitas salas de aulas das nossas escolas verificamos que se calhar o modelo de comunicação dominante é ainda o de Shannon e Weaver. Não é estranho?
De Clara Coutinho a 26 de Novembro de 2006 às 11:09
Esqueci-me de um pormenor: as imagens! Estão muito bem seleccionadas e alusivas ao texto facilitando a leitura mas não deixando de funcionar com marcadores de sentido! Muito bem!

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