Sábado, 9 de Dezembro de 2006

A blogosfera!!

Aqui estamos nós de novo...

Se chegou até aqui é porque, de alguma forma os blogues, fazem parte do seu mundo. E por cada vez mais também fazer parte do nosso, é que nos propomos a falar sobre o tema da Blogosfera!

 

A Blogosfera pode ser entendida como um termo colectivo que compreende todos os blogues (ou weblogues) como uma comunidade ou rede social. É, pois, o conjunto de quem faz, disponibiliza e quem lê os blogues!

Jon Barger foi quem utilizou pela primeira vez o blogue, postando em 1 de Abril de 1997, no entanto, foi em 1999 que o termo surgiu (por Brad L. Graham) e se desenvolveu sendo depois actualizado em 2002 por William Quick. Foi também em 1999 que surgiu o Bogger, uma aplicação informática que permite a criação de blogues de uma forma muito fácil, o que permitiu a rápida difusão e desenvolvimento da blogosfera.

 

A blogosfera é, assim, muito importante para a compreensão de toda a dinâmica dos blogues. Enquanto um blogue é um texto publicado por um autor onde este exprime os seus pensamentos ou opiniões, a blogosfera exprime todo um fenómeno social: "Blog é um fragmento de weblog. Um blog é um fragmento de alguém. A blogosfera é uma soma de fragmentos com resultado incerto." (Pedro Jordão)

Curiosamente, o termo blogosfera apresenta alguma similaridade com "logosfera". "Logo" significa muitas coisas como "palavra", "esfera" e pode ser interpretado como o "mundo das palavras" ou o universo do discurso. O termo também se aproxima de "noosfera", o mundo do pensamento.

 

O blogue surge muitas vezes como um mediador. O blogger (pessoa que escreve nos blogues) investiga a informação que existe acerca de determinado tema e depois destaca determinada parte e comenta-a deixando espaço também para o comentário dos outros leitores, havendo assim em nossa opinião uma troca muito significativa de informação e de ideias que se for utilizada de forma conveniente pode ser muito vantajosa! E a principal motivação para entrar na blogosfera decorre exactamente daqui. Um conjunto de pessoas com interesses comuns troca ideias, opiniões  ou informação como forma de melhor alcançar os seus objectivos.

 

 

Deste modo, entendemos que este fenómeno emergente da blogosfera é cada vez mais importante nos nossos dias pois surge como uma importante ferramenta de troca de opiniões ou informações sempre susceptíveis de serem comentadas por outras pessoas. É, pois, uma forma de comunicação extremamente dinâmica que com a expansão da Internet se encontra disponível a um número cada vez maior de pessoas. Nós, como estudantes de Educação seremos modeladores da realidade no geral e da opinião das pessoas em particular, e nesta medida temos de ter em conta todo este fenómeno da blogosfera pois toda a sua dinâmica assenta na grande troca de pensamentos entre públicos muito diversificados!

publicado por liveinEduc às 16:18
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Clara Coutinho a 10 de Dezembro de 2006 às 13:45
Olá blogonautas de TCE! Como já é habitual gostei imenso do vosso post (conteúdo e imagens) e deu mesmo para aprender alguns conceitos associados/paralelos como sejam o de logosfera e de "noosfera"que desconhecia.
Também visitei o glossário de sites que disponibilizam e que me pareceram bem interessantes (li o da educação formal e informal e gostei). Só espero que este recurso vou possa vir a ser útil na vossa futura profissão.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Reflexão Final

. Impacto das Comunidades d...

. Processos Colaborativos n...

. Abordagens Educacionais n...

. Democratização do Acesso ...

. Rede e contextos de Forma...

. Aqui estamos de novo!!

. Bom Natal!!

. A blogosfera!!

. Bases teóricas e conceptu...

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds