Quarta-feira, 23 de Maio de 2007

Democratização do Acesso à Informação e ao Conhecimento: a Educação na Sociedade em Rede

As conversas sobre a Internet multiplicam-se a cada dia que passa, mas será o acesso a este bem está acessível a todos? Parece que não! Nas sociedades avançadas a Internet é uma realidade generalizada e a sua presença nas escolas é activa, o mesmo não acontece nas sociedades menos desenvolvidas. Isto deve-se ao facto da aprendizagem baseada na Internet não depender unicamente da perícia tecnológica, sendo também necessário dar formação, por exemplo aos professores, o que implica gastos nem sempre acessíveis a todos.
Esta disparidade dos que a ela têm acesso e os que não têm Internet amplia a desigualdade e a exclusão social. Este acesso à Internet não constitui uma solução em si mesma, contudo representa hoje em dia um requisito fundamental para superar a desigualdade numa sociedade.
Manuel Castells fala em info-exclusão, esta não se mede pelo número de ligações à Internet, mas sim pelas consequências que isto comporta na medida em que a Internet não é apenas uma tecnologia mas sim um instrumento tecnológico e a forma organizativa que distribui o poder da informação, a geração de conhecimentos e a capacidade de ligar-se em rede em qualquer âmbito da actividade humana.
Para que haja uma igualdade de oportunidades no acesso à Internet é necessária uma economia baseada na Internet, impulsionada pela capacidade de aprendizagem e geração de conhecimentos, capaz de operar dentro das redes globais de valor e apoiada por instituições políticas legítimas e eficazes.
 

As redes web de informação/comunicação têm uma importância crescente na mobilização de conhecimentos pela população em geral. No entanto o acesso às novas tecnologias ainda está longe de ter a participação desejada. Requer-se um acesso indiferenciado à informação e comunicação pela população em geral como forma de construirmos uma sociedade mais democrática. Aqui a internet terá um papel cada vez mais fundamental como nos elucida Manuel Castells:
 “O desenvolvimento sem Internet seria equivalente à industrialização sem electricidade durante a era industrial”.
Manuel Castells
publicado por liveinEduc às 12:36
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Reflexão Final

. Impacto das Comunidades d...

. Processos Colaborativos n...

. Abordagens Educacionais n...

. Democratização do Acesso ...

. Rede e contextos de Forma...

. Aqui estamos de novo!!

. Bom Natal!!

. A blogosfera!!

. Bases teóricas e conceptu...

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds