Quarta-feira, 6 de Junho de 2007

Impacto das Comunidades de Aprendizagem na Educação e Formação ao Longo da Vida

As tecnologias da informação são mais do que um simples meio de contacto e transporte da informação, para se apresentarem como o instrumento para a aprendizagem e a construção colaborativa do conhecimento, desenvolvendo assim novas formas para o modo como os alunos aprendem e também novos contextos para a realização das aprendizagens online. Assim, a web, mais do que uma tecnologia de acesso e transmissão de informação, é um meio para a construção e transformação da informação em conhecimento, não só porque permite ao aluno o acesso à rede de conhecimento mas, principalmente, porque é um instrumento para o desenvolvimento das interacções entre as representações da comunidade.

Neste sentido, a informação é trabalhada pela e para a comunidade havendo assim uma troca muito rica de conhecimentos, experiências entre os sujeitos aprendentes.

Nos espaços de Educação/ Formação ao Longo da Vida este tipo de interacções é fundamental para o sucesso da aprendizagem na medida em que permite aos alunos terem acesso à informação em qualquer lugar e serem construtores do conhecimento em qualquer altura, sendo também permitida a troca com os colegas em tempo real. Há, pois uma construção colaborativa do conhecimento que, na linha de Dias (1996) é um ambiente extremamente poderoso para a realização das aprendizagens.

            Portanto, as práticas de aprendizagem baseada na Web, permitem a quebra dos constrangimentos tradicionais como o tempo, o espaço físico, a unidimensionalidade da representação e ainda os de ordem social, nomeadamente para projectar a sala de aula na sua dimensão virtual, para fomentar a simulação dos contextos de representação distribuída de conhecimento na rede, e para promover a aprendizagem como um processo colaborativo e flexível.

 

 

 

 

Em nosso entender e na medida em que aprender significa mudar a percepção sobre determinada realidade, aceitar como desafio a reconstrução contínua do conhecimento, o futuro dos espaços de Formação/ Educação ao longo da vida passará sem dúvida pela introdução de novas tecnologias.

Pelo seu dinamismo, as tecnologias da informação possibilitam a criação de uma comunidade virtual que poderá com a afinidade de interesses e objectivos, cooperação e troca, produzir conhecimento dinâmico, colaborativo e reorganizado constantemente, o que é essencial nos grupos de Educação/ Formação ao Longo da Vida.

 

           

 

publicado por liveinEduc às 10:38
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Reflexão Final

. Impacto das Comunidades d...

. Processos Colaborativos n...

. Abordagens Educacionais n...

. Democratização do Acesso ...

. Rede e contextos de Forma...

. Aqui estamos de novo!!

. Bom Natal!!

. A blogosfera!!

. Bases teóricas e conceptu...

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds